Como Se Candidatar A Uma Universidade Alemã?

A decisão de estudar na Alemanha é muito boa, porque passar esse tempo fora pode proporcionar muitas experiências e memórias positivas. Mas antes de tudo mais, é necessário conseguir uma vaga na universidade preferida na Alemanha. As vagas nas universidades alemãs são muito raras e não interessa se te candidatas para fazer os estudos completos ou apenas por um período, a concorrência é alta. Por isso, é importante ter toda as informação com antecedência, por forma a completar todas as formalidades necessárias.

estudar na alemanhaSe quiseres fazer os estudos completos de Bacharelato ou Mestrado na Alemanha tens de candidatar-te da mesma forma como os estudantes alemães o fazem, mas na maioria das universidades as vagas para estudantes internacionais são muito raras. Não há nenhum serviço central para as candidaturas dos estudantes na Alemanha, desta forma é necessário fazer a candidatura na universidade onde queres estudar. Isto pode ser muito confuso, pois há vários processos de candidatura diferentes, dependendo das universidades e programas de estudo.

De acordo com isto, o estudante tem de obedecer a vários requisitos de admissão, cumprir prazos limites diferentes e submeter documentos diferentes.

Dessa forma, a primeira prioridade é verificar a página web da universidade ou telefonar ao responsável para conseguir a informação mais importante. Que requisitos têm de ser preenchidos, quais são as especialidades que existem para estudantes internacionais e que documentos têm de ser obtidos. Neste texto pode ser dada uma ideia geral e abstrata sobre o processo de aplicação, mas universidades ou assuntos específicos podem diferir.

Inicialmente, tem de se diferenciar os programas de estudos com requisitos de admissão e os programas de estudos sem. Os programas sem requisitos de admissão podem ser feitos sem médias especiais ou outros pressupostos. Ainda assim é necessário candidatares-te e inscreveres-te formalmente. Os outros programas têm um limite depois do qual os estudantes já não são aceites. Na maioria dos casos, o limite são as notas. Com uma determinada nota média (numerous clausus: NC) o estudante  é aceite ou não. O NC pode diferir a cada ano, dependendo de quantos estudantes se candidataram ao programa. Em alguns casos também é possível melhorar as próprias notas se não forem suficientes, para se conseguir ser aceite. Estágios, estudos concluídos, trabalho social ou serviço militar podem ser necessários.

Dependendo do período do trabalho e da área em causa, a média geral pode aumentar alguns pontos. Se um estudante não tem a certeza de que atividade pode ser exigida, pode perguntar à universidade.

Com uma hipótese real de conseguir uma vaga no seu programa de estudos favorito, o estudante pode começar a preparar a candidatura. Em todos os casos tem de conter um formulário de candidatura completo da universidade e uma cópia autenticada do certificado final (Abitur ou grau similar).

Os estudantes internacionais também precisam de uma prova de capacidade linguística, direito de residência e de preeencher outros requisitos.

Mais informações podem ser encontradas nas páginas web das universidades. As candidaturas começam, muitas vezes, com um formulário online que tem de ser preenchido.

Alguns programas de estudo, que estão limitados em toda a Alemanha, têm um formulário de exceção. Por exemplo, cursos como medicina, dentista, paramédicos e veterinária. Para estes cursos, as candidaturas têm de ser enviadas para um serviço central, www.hochschulstart.de, que disponibiliza mais informação. Para todos os outros programas, a candidatura tem de ser enviada para o gabinete de estrangeiros da universidade ou tens de candidatar-te com ajuda de um assistente. O assistente ajuda os estudantes internacionais com as suas candidaturas na Alemanha, mas também exige dinheiro por esse serviço.

Se um estudante apenas quer um programa de intercâmbio, por um certo período de tempo, a candidatura tem de ser feita com a universidade do seu país. Normalmente eles também disponibilizam toda a informação necessária e oferecem reuniões.

Para todas as candidaturas é recomendável fazer o envio o mais cedo possível. Os prazos limite são cerca de meio ano antes do inicio do período e se deixares passar o prazo limite a candidatura já não é aceite. Também é uma boa ideia enviar antes do último dia, para teres tempo suficiente para lidar com documentos perdidos.

Aqueles que procuram a informação a tempo, não deve haver nenhum problema em entregar uma candidatura completa e assim podem limitar-se a esperar pela sua estadia no estrangeiro.

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany