Dicas de Gestão de Tempo Para Estudantes Estrangeiros na Alemanha

Planear o semestre ou a graduação no exterior inclui muito trabalho. Há muitas questões a serem resolvidas a muitas coisas diferentes a serem consideradas.

estudar na alemanhaComeçando pela candidatura à universidade e seguindo para o seguro de saúde e apartamento. Para lidar com tudo isto é bom ter um plano detalhado e trabalhar nele passo a passo. É a melhor forma de ter a certeza que nada importante foi esquecido e que a estadia no exterior pode chegar.

Aqueles que pensam em fazer uma graduação no exterior têm de saber que é um longo caminho até ao final. Em primeiro lugar, têm de escolher um país e mesmo isto nem sempre é fácil.

A preparação para a estadia na Alemanha deve começar um ano antes de partir.

Um ano antes da partida os seguintes pontos têm de ser considerados:

Informação sobre oportunidades na Alemanha

Isto inclui a escolha entre universidades e liceus técnicos, a escolha entre universidades publicas e privadas e os diferentes programas de intercâmbios ou parcerias com as universidades do país de origem.

Que requisitos têm de ser preenchidos?

É suficiente ter o grau final do país de origem para estudar na Alemanha? O grau final do país de origem é aceite na Alemanha? Que outros requisitos há? Média de notas, requisitos de línguas, certos testes,

Quanto custa e como posso pagar a minha estadia no exterior?

Oportunidades de apoios, bolsa, ajuda dos pais, poupanças próprias,

Se estas questões básicas forem respondidas e completamente desenvolvidas o plano específico pode começar. É importante que todos os participantes tenham a certeza disso. A pessoa tem de ter a certeza que sabe o que significa estar um tempo no exterior e se isso se adapta a si. Os pais ou responsáveis devem dar o seu consentimento para ajudar com o planeamento ou com o financiamento.

Meio anos antes da partida há mais pontos a considerar:

Decisão por cursos e universidades

Existem várias ofertas de cursos e é necessário encontrar-se o programa que mais se adequa e porque os programa também diferem de universidade para universidade a decisão tem um grande impacto. As diferenças podem ser encontradas no conteúdo, orientações práticas e de pesquisa, assim como ofertas de consultoria das universidades.

Contactar a universidade

Todas as universidades alemãs têm um gabinete de estrangeiros, que pode ser consultado quando há questões relativamente aos estudantes internacionais. Agora é importante perguntar quantas vagas existem para os estudantes internacionais, que tipos de subsídios e bolsas existem e se têm residências para estudantes internacionais.

Depois de ter decidido por uma ou mais universidades, a verdadeira candidatura pode começar.

Candidatura ao programa de estudos favorito

Todas as universidades têm as suas próprias regras de candidaturas e prazos limites que têm de ser respeitados. Os cursos como medicina, farmacêutica, veterinária e dentista têm uma organização central de candidaturas e requisitos nacionais. Também é importante, para todos os outros cursps, conseguir a informação sobre os requisitos de graduação e possibilidades de melhorias com estágios ou trabalho social. As inúmeras clausulas significam a nota média com a qual um estudante é aceite e é um requisito para a maioria das universidades. Para alguns programas ainda há outras regulamentações.

Depois do formulário de candidatura ter sido enviado à universidade só se tem de esperar. Esperar por uma vaga. E esperar pelo bilhete para passar algum tempo no exterior. Se a aceitação chegar, a alegria é imensa e a pessoa pode mostrar toda a antecipação e excitação. Mas para além disto, ainda há outras tarefas que não devem ser esquecidas.

Candidaturas para residências

Os apartamentos próximos da universidade são sempre muito procurados. Uma candidatura antecipada é, por isso, muito importante para conseguir um lugar. As residenciais para os estudantes podem ser bastante económicas e como os apartamentos são partilhados com outras pessoa é possível conhecer pessoas novas depressa.

Pedir o visto

Os cidadão de países não Europeus precisam de um visto de entrada e para permanecer na Alemanha. Para alguns países há regulamentações específicas. É bom ter a informação necessária a tempo. Para pedir um visto são necessários vários documentos, como a aceitação da universidade e prova de seguro de saúde.

Pedir um seguro de saúde

Na Alemanha é necessário, por lei, que todos tenham um seguro de saúde. Durante o plano específico do tempo no exterior é, por isso, necessário verificar o seguro atual e os seus benefícios no exterior. Talvez seja necessário encontra um seguro de saúde privado na Alemanha.

O tempo para a partida está agora a voar. Os últimos passos do plano e a ansiedade aumentam. Uma ou duas semanas antes de sair há algumas coisas que devem ser verificadas.

Verificar os documentos

Tenho todos os documentos necessários para entrar e permanecer? Visto, aceitação da universidade, cartão de estudante, possível aceitação na residência,…

Arranjar a acomodação

Aqueles que não conseguiram um lugar numa residencial devem organizar uma acomodação para as primeiras noites. Alguns organizações de estudantes oferecem lugares de sofá por alguns dias até que consigas encontrar um apartamento próprio. As datas de visitas a possíveis apartamentos devem ser marcadas antes, por email. Também podes procurar como chegar do hostel ao apartamento. Em cidades onde há apenas alguns apartamentos disponíveis é uma boa ideia marcar muitas visitas para aumentar as hipóteses de encontrar um apartamento.

Todas as questões estão respondidas e a viagem para a Alemanha começa, finalmente, uma das maiores aventuras da tua vida começa. É um tempo cheio de novas impressões e experiências. Especialmente os primeiros dias na casa nova são, muitas vezes, movimentados e não organizados, mas não te deves preocupar demais com isto.

Também é importante verificar coisas como a permissão de residência e as finanças depois de chegar à Alemanha. Pode ser encontrada ajuda no gabinete de estrangeiros na universidade ou podes perguntar aos estudantes mais velhos que estiveram na mesma situação.

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany