Estudar Medicina na Alemanha

Estudar medicina na Alemanha representa muita barreiras e desafios mas também oferece uma oportunidade incrível para o futuro.

estudar na alemanhaO trabalho de médico é um trabalho que contém muita responsabilidade e onde a pessoa tem de agir de forma responsável. Desta forma, há barreiras especiais para a candidatura e regras do que tem de ser ensinado nos estudos.

Os estudos médico na Alemanha estão subjacentes a certas regras, como por exemplo, a Licenciatura em Medicina. Este documento diz que os “conhecimentos básicos, habilidades e capacidades em todos os assuntos” necessários para um tratamento médico extensivo de todos os alemães têm de ser ensinados.

Dependendo deste documento o pedido de entrada nos programas de estudos médicos é o Abitur ou um grau equivalente de outros países. Para além disso, há um numerus clausus nacional, que é a nota média que foi alcançada.

As vagas de universidade são dadas aos estudantes com as notas de Abitur necessárias do “Stiftung für Hochschulzulassung”.

Adicionalmente à nota média existe um terceiro obstáculo que tem de ser ultrapassado para conseguir uma vaga no programa de medicina. O teste coloquial de estudos médicos chamado de “Medizinertest” é exigido por algumas universidades. Este exame testa o conhecimento, experiência e capacidade em geral para estudar. Tem de ser feito num local que seja aceite pela universidade.

Os estudos em si exigem um mínimo de 12 semestres e três meses (os semestres na Alemanha duram meio ano) e é dividido em duas partes. A parte pré-clínica e a parte clínica. A primeira parte dá os conhecimentos necessários e as referências teóricas.

A segunda parte tem o seu focus na aplicação prática. A segunda parte também contém um estágio de um ano, o que permite uma ideia da vida stressante de um hospital.

Também é necessário ter experiências práticas na primeira parte, por exemplo, pequenos estágios em enfermagem.

Há dois exames médicos que têm de ser passados durante os estudos, ambos contém uma parte escrita e outra oral-prática. Para a entrada em medicina e a graduação como médico também é necessário fazer uma graduação. Esta graduação dura um a dois semestres a tempo inteiro ou também pode ser feita durante os estudos normais.

Devido aos programas de Bacharelato e Mestrado há algumas diferenças entre os programas. Algumas universidades ainda mantém o sistema antigo e fazem os estudos como um todo. As duas partes são feitas num único programa de estudos. Outras universidades aceitaram o sistema de Bacharelato e Mestrado e alteraram os seus programas. As duas partes podem, agora, ser encontradas no Bacharelato e Mestrado. Com o grau de Bacharelato o estudante pode trabalhar na área médica, mas não como um médico. Esta mudança é bastante recente, por isso ainda não está definido que trabalhos podem ser feitos com o Bacharelato.

Para estudantes internacionais é muito importante ter um bom conhecimento da língua alemã. Isto é necessário para os exames e para o “Medizinertest”.

Há outra possibilidade, estudar programas de medicina na Alemanha mas em língua inglesa. Aqueles que podem mostrar um gradação em medicina na Alemanha e uma graduação alemã deram mais um grande passo para a sua carreira médica de sonho.

Estudar medicina na Alemanha permite trabalhar como médico em todos os países Europeus e depois de alguma prática também pode trabalhar em qualquer país do mundo.