Fazer um MBA na Alemanha

O  Mestrado em Administração de Negócios (MBA) é um dos programas de Mestrado mais populares e é ensinado e aprovado em todo o mundo. Desta forma, o grau de MBA  impôs-se como um grau com uma posição própria. É bastante conhecido e tem fortes ligações com a experiência prática e os conhecimentos teóricos.

MBA - Master of Business AdministrationNa Alemanha também é possível obter um grau de MBA de várias formas. Fazê-lo com um programa de estudos a tempo inteiro leva cerca de 12 a 24 meses, dependendo do programa, estado e universidade. Também é possível fazer o MBA com estudos a tempo parcial.

Depois é possível continuar a trabalhar numa empresa e estudar à noite ou aos fins de semana para fazer a graduação. Devido ao tempo limitado para o estudo é necessário mais tempo para conseguir o grau.

Aqueles que querem continuar a trabalhar durante os estudos de MBA também podem escolher outro modelo, chamado de MBA Executivo. Neste modelo os estudos fazem parte dum acordo com o empregador e também são financiados por ele. Este MBA foi feito para gestores executivos e tem uma estrutura muito rígida.

Uma última alternativa é a Aprendizagem à Distância, o que significa estudar em casa.

Com a Internet é possível e fácil receber os documentos necessário e o estudante pode aprender por si mesmo em casa. Isto permite um modelo de estudos flexível, mas também exige muita disciplina.

Os requisitos de admissão para o programa de MBA são similares aos dos graus de mestrado normais. É necessário ter terminado outros estudos antes, seja um bacharelato ou licenciatura. Em alguns casos é possível evitar o grau com experiência prática no assunto. Ao contrário de programas de Mestrados normais o MBA é ensinado em Escolas de Negócios em vez de universidades.

A motivação para um programa de estudos de MBA é bastante similar à motivação para um programa de mestrado, mais educação em assuntos importantes, melhores oportunidades para a carreira e aprofundar o conhecimento. Estes estudos são, muitas vezes, iniciados depois de algum tempo de trabalho prático. O grau de MBA é aprovado em redes de gestão, mas também se generalizou que os estudos individuais já não são o caminho para as posições de executivos. Também é necessário usar o conhecimento obtido numa forma positiva.

Para obter este grau é necessário fazer uma tese de mestrado e passar num exame oral.

Os programas atuais de MBA na Alemanha são bastante difundidos e procurados.

Infelizmente, com a difusão também vem uma perda de qualidade. Nem todas as Escolas de Negócios são similares às outras, no que respeita aos conteúdos e qualidade do ensino. Para encontrar as boas escolas, é melhor procurar aquelas que são creditadas pelo seus programas de estudos.

Empresas independentes verificam a qualidade dos programas oferecidos.

Um programa de MBA é financiado apenas por propinas. Desta forma, estas propinas são bastante dispendiosas. Para um programa de MBA o estudante tem de calcular cerca de 90.000$, incluindo os custos de vida, etc.

Aqueles que estão interessados nestes programas e em Escolas de Negócios Alemãs podem obter mais informações na página web www.mba.de. Que locais oferecem programas de estudo? Quais são as possibilidades de financiamento para os estudos? Quais são as principais diferenças entre MBA e Mestrado? Para além disto, este site oferece um motor de pesquisa para encontrar as Escolas de Negócios que mais se adequam a cada situação. Também divulgam datas para a apresentação de informação sobre os diferentes cursos.

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany