Sistema de Classificação Alemão

Os estudantes internacionais que querem estudar na Alemanha precisam de conhecer o sistema de classificação Alemão por duas razões. Primeiro, precisam de traduzir o certificado escolar ou relatório para as classificação alemãs, para a candidatura à universidade alemã. Em segundo, é importante compreender as notas que conseguem durante os seus estudos para outras candidaturas e para passar no exames.

estudar na alemanhaExistem dois sistemas de sistema de classificação na Alemanha. O primeiro contém notas do um ao seis. Um significa muito bom, seis significa muito mau. Se alguém alcançar notas de apenas quatro ou pior, então não passou no exame. Este sistema é maioritariamente usado na Alemanha. É usado em escolas desde o ano um até ao ano dez e também é usado em liceus avançados e universidades. Podem ser mostrados passos mais pequenos no sistema de classificação em números decimais.

A tradução completa da notas é:

1.0          Muito Bom

2.0          Bom

3.0          Satisfatório

4.0          Adequado

5.0          Mau

6.0          Muito Mau

Nos últimos anos do liceu, que significa do anos 11 ao ano 13 na forma antiga, e do ano 10 ao 12 depois da reforma do G8, existe outro sistema de classificação, este sistema dá pontos desde 0 a 15 e é usado porque no exame para o Abitur há pontos para mostrar a nota final. Por causa disto, é mais fácil calcular a nota final do que no sistema anterior. Este sistema de classificação é também o sistema básico para a candidatura às universidades. Mas os pontos também podem ser expressados em notas do primeiro sistema.

15           Excelente

14

13           Muito Bom

12

11           Bom

10

09

08           Satisfatório

07

06

05           Adequado

04

03

02           Mau

01

00           Muito Mau

 

Para conseguir a nota média para o Abitur os pontos de todos os exames do último ano e os pontos do exame final são resumidos. Os pontos do exame final valem mais do que os outros. A solução pode ser calculada como uma nota média.

Para candidaturas a uma vaga numa universidade, os estudantes alemães têm os números dos pontos. Para os estudantes internacionais que têm um sistema de classificação diferente é possível “traduzir” as suas notas. Os documentos necessários podem ser encontrados na página web da universidade alemã.

Os exames nas universidades alemãs são avaliados de acordo com o primeiro sistema de classificação (um a seis). Mas graças à reforma de Bolonha e à mudança no sistema de Bacharelatos e Mestrados há uma terceira característica. Para todas as palestras ou exercícios com um exame positivo na universidade, os estudantes recebem os chamados pontos ECTS (Sistema Europeu de Transferência de Créditos). Estes pontos são resumidos no final dos estudos e colocados juntamente com a tese final e a média de todas as notas. Com a atribuição destes ele ou ela recebe a sua nota final.

Isto parece muito complicado no princípio, mas quando se entra no sistema e recebe as notas já não é assim tão difícil.

 

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany