Sistema de Educação Alemão

O sistema educacional na Alemanha está subjacente a mudanças e reformas contínuas. O principal objetivo nos últimos anos foi a reorganização do liceu. Os nove anos de educação mudaram para oito anos de educação para ter o Abitur. Para além disso, o sistema académico mudou devido à reforma de Bolonha. A graduações obtidas são agora chamadas de Bacharelato e Mestrado.

estudar na alemanhaEstudar na Alemanha exige a qualificação de grau de Abitur ou liceu técnico avançado. Os estudantes internacionais têm de possuir um grau similar. Até agora não foi possível construir um serviço central para as candidaturas e vagas em universidades. Por causa disto, as candidaturas ainda têm de ser envidas para todas as universidades ou liceu técnicos avançados.

Os requisitos de admissão também são definidos pelas universidades. Desta forma, podem ser diferentes para a mesma área, em universidades diferentes. Na Alemanha existem três tipos diferentes de liceus avançados ou universidades. Colégios avançados de artes, filmes ou música oferecem estudos práticos no temas artísticos.

No entanto, os liceus técnicos avançados, cobrem os temas científicos e sociais. Eles também atribuem valor às experiências práticas nos seus programas. A terceira categoria é a chamada universidade. Estas oferecem todo o tipo de assuntos diferentes. A experiência prática também é um ponto importante, mas as universidades são especialmente famosas pela sua firme educação teórica.

Outra diferenciação que pode ser feita é entre as universidades públicas e privadas. As universidades públicas são financiadas pelo governo e não cobram propinas ou apenas cobram pequenas quantias de dinheiro. As universidades privadas são, pelo contrário, financiadas pelas taxas pagas pelos estudantes e podem ser bastante dispendiosas. Na Alemanha podem encontra-se muito mais universidades públicas do que privadas. A lei alemã diz que a educação deve ser oferecida a todos e todos devem ser capazes de suportar uma educação adequada.

Desta forma, em algumas áreas as propinas foram abolidas e noutras áreas são muito pequenas. Para além disso, há inúmeras possibilidades de conseguir ajuda do governo, por exemplo “Bafög-money”.

Os estudos na Alemanha são, em alguns aspetos mais teóricos do que noutros países e consistem em muita palestras dos professores. Nas palestras estão todos os alunos de um ano e existem apenas algumas aulas de exercícios, onde a parte teórica pode ser praticada e provada na vida real. No final de cada período os estudantes têm notas pelo seu exame e discurso final, trabalhos e projetos práticos. Dependendo do tema, a composição dessas partes pode variar. A educação prática também pode ser oferecida em estágios, que são uma obrigação em alguns cursos. Por algumas semanas ou meses os estudantes têm de trabalhar numa empresa e usar os seus conhecimentos teóricos em situações reais, para ganharem experiência. Esta também é uma boa forma de encontrar um emprego para a vida depois da universidade. Os graus de graduação das universidades são aceites e valorizadas em todo o mundo. A educação nas universidade alemãs é considerada como boa. O primeiro grau de graduação pode ser obtido depois de seis a oito períodos e é chamado Bacharelato.

Depois disso segue-se o grau de Mestrado, depois de mais dois ou quatro períodos. Ambos os graus exigem uma passagem nos exames e a escrita de uma tese específica. Para os cursos como medicina, dentista, advocacia e farmacêutica é exigido, para além do grau de ensino, outro grau que é chamado de Staatsexamen.

Depois do grau de Mestrado os estudantes também podem fazer a sua graduação para ter o grau de Doutorados. A educação académica na Alemanha deve dar conhecimentos básicos fortes e fundamentos teóricos, assim como detalhes específicos e aplicação prática. Depois dos estudos com sucesso os alunos devem ser capazes de trabalhar com sucesso em qualquer parte do mundo.

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany