Visto e Requisitos de Entrada

Que tipos de documentos e papéis são necessários para entrar na Alemanha depende, maioritariamente, de onde ele ou ela vem e por quanto tempo ele ou ela pretende ficar na Alemanha. É importante ter a informação necessária e juntar todos os papéis bastante cedo e a tempo, antes de iniciar os estudos no estrangeiro.

estudar na alemanhaDe forma geral há as seguintes regras: Para cidadão da Europa ou de países como a Islândia, Noruega, Suíça ou Liechtenstein só é necessário ter um cartão de identificação para entrar na Alemanha. Não é necessário ter um visto. Ao contrário, os cidadãos de outros países precisam de um visto se quiserem ficar na Alemanha mais do que 90 dias. Há mais algumas regras para as candidaturas aos vistos. Os cidadão de países como a Austrália, Israel, Japão, Canadá, Nova Zelândia, Coreia do Sul e Estados Unidos da América podem candidatar-se ao visto mesmo depois de terem chegado à Alemanha. Para cidadão de outros países é necessário pedir o visto antes de chegar à Alemanha.

Se ficar menos de 90 dias na Alemanha há ainda mais regulamentações. Os cidadãos de alguns países podem entrar na Alemanha por este período sem visto. Estes são a Venezuela, Cidade do Vaticano, Uruguai, Singapura, Seicheles, Paraguai, Panamá, Nicarágua, México, Maurício, Malásia, Macau, Croácia, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Chile,Brune, Brasil, Bolívia, Bermudas, Barbados, Baamas e Argentina.

Mais informações detalhadas e listas de certos países também podem ser encontradas na página web de visto Schengen ou ao visitar o consulado ou a Embaixada Alemã no seu país de origem. Para aqueles que só querem ir para a Alemanha por um semestre também há conselheiros de informações nas universidades do país de origem.

Quando se candidata ao visto há vários tipos que se podem ter de pedir. Que tipo de  visto é necessário depende da candidatura à universidade alemã. Se o local da universidade já está assegurado e confirmado pode pedir um visto com o objetivo de estudar. Se a candidatura ainda não está confirmada ou tem de pedir um visto para visitar a universidade na Alemanha ou para fazer um teste tem de pedir um visto com o objetivo de candidatar-se à universidade.

Mas cuidado, o visto não cobre toda a estadia na Alemanha. Normalmente, esses vistos só duram três meses. Depois disso, tem de pedir uma permissão de residência adicional na Alemanha. Isto pode ser feito no Departamento de Estrangeiros depois de mudar a residência no Gabinete de Registo.

Aqueles que ainda estão confusos ou que têm mais questões podem ir ao Gabinete Internacional na universidade alemã. O conselheiro pode responder a todas as questões importantes e recordar os prazos limite.

Para conseguir um visto e mais tarde uma permissão de residência são necessário certos documentos.

Para o visto é necessário mostrar o seguro de saúde na Alemanha (ReiseCare ou Allianz) e uma prova de financiamento. A Embaixada Alemã ou o Consulado podem dizer o que mais é necessário, por exemplo, saber alemão, a confirmação da universidade na Alemanha, etc.

Para a permissão de residência é necessária a confirmação do Gabinete de Registo, seguro de saúde, certificado de inscrição, cartão de identificação e visto. Também é importante saber que a permissão de residência não é para sempre, mas só dura por dois anos. Aqueles que estudam mais tempo podem prolongar a permissão.

Todas estas formalidades são bastante confusas e também podem durar bastante tempo até que todos os documentos sejam entregues e confirmados. Dessa forma, é muito importante ter a informação a tempo. Especialmente para aqueles que estudam o tempo todo na Alemanha e organizam a sua estadia sozinhos. Quando faz um semestre no estrangeiro também há muita ajuda da universidade do país de origem, mas também é bom começar a planear cedo.

Mawista.com - Health Insurance for Foreign Students in Germany